


A história da Torcida Jovem se confunde um pouco com a história do próprio clube. Hoje, já não se pode pensar em Santos sem lembrar-se, inevitavelmente, de sua maior torcida oficial. A Torcida começou com a mesma abnegação, o mesmo entusiasmo dos jovens que fundaram o clube no dia 14 de abril de 1912. Durante os anos de 1966 a 1968, quando o Santos ainda não possuía, principalmente em São Paulo, o mesmo número de torcedores que possui hoje, um grupo de rapazes, fazia questão de comparecer em todas as partidas que o time jogava na Capital.
Depois de cinco partidas, esses torcedores começaram a se conhecer e a combinar de ir ao estádio em lugar fixo. O hábito de freqüentar os jogos do Santos tornou-se tão comum que em 1969, eles resolveram fundar uma torcida oficial uniformizada que a partir daquele momento fosse em todos os jogos do Peixe. No dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos retornava de mais uma excursão vitoriosa, invicto em uma série de 7 partidas pela Europa, 13 garotos, reunidos em uma velha casa no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem.
A Torcida Organizada Sangue Jovem é uma tradicional organizada do Santos Futebol Clube. Não foi a primeira delas, mas é discidente de uma das principais difusoras dos movimentos de torcedores pró-Santos FC. Foi fundada no dia 01/17/1988, por ex-membros da Sangue Santista. Nasceu e tem sua sede na Baixada Santista, tendo como sua primeira "casa" um escritório na Rua Amador Bueno, no Centro de Santos (SP).Na época, o escritório era pequeno, o que fez a torcida criar sua primeira tradição, que era a festa em torno do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), onde os associados da torcida se encontravam antes dos jogos, ajudando também a consagrar alguns bares do bairro. Com o crescimento da torcida ao passar dos anos, foi necessário arrumar uma nova sede.