terça-feira, 19 de maio de 2009

PRINCIPAIS TORCIDAS UNIFORMIZADAS DO SANTOS F.C.

TORCIDAS UNIFORMIZADAS DO SANTOS F.C.









TORCIDA JOVEM

A história da Torcida Jovem se confunde um pouco com a história do próprio clube. Hoje, já não se pode pensar em Santos sem lembrar-se, inevitavelmente, de sua maior torcida oficial. A Torcida começou com a mesma abnegação, o mesmo entusiasmo dos jovens que fundaram o clube no dia 14 de abril de 1912. Durante os anos de 1966 a 1968, quando o Santos ainda não possuía, principalmente em São Paulo, o mesmo número de torcedores que possui hoje, um grupo de rapazes, fazia questão de comparecer em todas as partidas que o time jogava na Capital.
Depois de cinco partidas, esses torcedores começaram a se conhecer e a combinar de ir ao estádio em lugar fixo. O hábito de freqüentar os jogos do Santos tornou-se tão comum que em 1969, eles resolveram fundar uma torcida oficial uniformizada que a partir daquele momento fosse em todos os jogos do Peixe. No dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos retornava de mais uma excursão vitoriosa, invicto em uma série de 7 partidas pela Europa, 13 garotos, reunidos em uma velha casa no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem.



SANGUE JOVEM


A Torcida Organizada Sangue Jovem é uma tradicional organizada do Santos Futebol Clube. Não foi a primeira delas, mas é discidente de uma das principais difusoras dos movimentos de torcedores pró-Santos FC. Foi fundada no dia 01/17/1988, por ex-membros da Sangue Santista. Nasceu e tem sua sede na Baixada Santista, tendo como sua primeira "casa" um escritório na Rua Amador Bueno, no Centro de Santos (SP).Na época, o escritório era pequeno, o que fez a torcida criar sua primeira tradição, que era a festa em torno do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), onde os associados da torcida se encontravam antes dos jogos, ajudando também a consagrar alguns bares do bairro. Com o crescimento da torcida ao passar dos anos, foi necessário arrumar uma nova sede.




FORÇA JOVEM




A Torcida Força Jovem do Santos Futebol Clube surgiu em abril de 1977, por iniciativa de alguns ex-integrantes da Torcida Jovem. Após um jogo realizado na Vila Belmiro, os torcedores, que resolveram montar o novo movimento, pintaram algumas faixas com o nome de Força Jovem. Hoje, a Força do Santos Futebol Clube é considerada a 3ª maior torcida do Peixe e vem trabalhando para o bem dos seus associados e acima de tudo do Santos FC.Em seu início, a nova torcida gerou polêmica, por inovar nas cores. Por ser o uniforme do Santos FC, branco, muitos membors de outras torcidas organizadas tiveram certo preconceito no primeiro momento, diante das roupas pretas da Força Jovem. Desde então, é o que chama mais a atenção na torcida, o preto simbolizando o Alvinegro Praiano.


TORCIDAS MENINOS DA VILA


A história do Grêmio Recreativo Cultural Torcida Meninos da Vila do Santos Futebol Clube começou no ano de 1977. Mais precisamente no dia em que o Santos FC enfrentou o Operário de Campo Grande, quando o Peixe perdeu por 2 a 1. Antes deste jogo, o time de Aspirantes jogou contra o Corinthians e ganhou de 5 a 0. Daí surgiu a inspiração para a criação da torcida, quando apareceu a geração de Meninos da Vila, com jogadores como Gilberto Sorriso, Flávio, Antônio Carlos, Zé Carlos, Neto, Nelsinho Baptista, Nilton Batata, Toninho Vieira, Juari, Pita e Claudinho.
Paulo César Rodrigues Gonçalves, aos 26 anos, morador do bairro Jardim Miriam decidiu montar a nova torcida. Ele se juntou a um grupo de rapazes, que o acompanhavam em todos os jogos do Alvinegro Praiano na capital, para fundar o Grêmio Recreativo. A casa do próprio presidente, Paulo César Gonçalves, tornou-se a sede da torcida, que teve oficialmente seu primeiro dia de atividade em três de fevereiro de 1978. A primeira grande alegria desta torcida não tardou a acontecer, pois, meses depois, o Santos FC se sagrou campeão paulista em cima do São Paulo.
Foram quinze anos ininterruptos de existência, até que no ano de 1993 a torcida foi fechada. Em 2008, 15 anos depois das atividades encerradas, a torcida foi reinaugurada. Júlio César Rodrigues Gonçalves, filho do fundador da torcida, foi o responsável pelo retorno da Meninos da Vila. O pai tornou-se diretor social e o lema da torcida continua o mesmo desde sua fundação: "Amar ao Santos sobre todas as coisas".


http://torcidasuniformzadas-lkzz.blogspot.com/












Nenhum comentário:

Postar um comentário